Impressão Digital Ecológica

Já se deparou com a necessidade de imprimir em formatos maiores do que o de costume? Ou ao ver longas e gigantescas imagens impressas, sejam propagandas nas ruas, eventos, shoppings, já se perguntou como foram feitas tais medidas tão grandes?

O sistema que reproduz esses grandes formatos, como lonas para sobrepor placas de outdoor, banners gigantes, são impressoras chamadas de plotter de impressão digital.

O nome Plotter vem do inglês, e significa conspirador. Esta impressão recebe este nome devido ao tipo de impressão que realiza.

A produção de imagens em grandes formatos formou um novo mercado de atuação, pois tratam-se de impressões específicas.

As gráficas comuns costumam imprimir formatos carta (letter), A6 (10×15 centímetros), A5 (20×15 centímetros), A4 (tamanho de uma folha de sulfite) e A3, que possui tamanho equivalente ao dobro de uma folha A4.

Em suma, o formato seguinte é sempre o dobro do formato anterior.

Desta limitação de formatos, surgiu então as máquinas de plotter, que fazem impressões a partir do A2, A1, A0 e até formatos maiores, medidos por metro, para os casos de gigantografias.

A impressão por serigrafia é feita de maneira digital, usando-se de tinta líquida, que reproduz no papel ou na lona a arte gráfica.

Por ser em um tamanho de maior relevância, precisa estar em alta resolução. Este, por sua vez, é um termo utilizado para determinar maior numero de pixels, que são os pontos de imagem que formam um conjunto de cores e que juntos reproduzem a arte gráfica.

Existem vários tipos de máquina para plotagens também, sendo um nicho que cresceu bastante e já oferece muitas opções de impressão.

Há plotters que fazem recortes especiais, imprimindo e cortando apenas formatos de letras, deixando o fundo vazado para aplicação em vidros, espelho e carros.

Há ainda as que imprimem em adesivos perfurados, aquele permitido por lei, para se colar no vidro traseiro do carro, fazendo propaganda de empresas e não prejudica a visibilidade do motorista.

Resumindo: as impressoras de plotagens reproduzem adesivos em vinil, banners, faixas, adesivos e faixas em recorte eletrônico, além de adesivos especiais como os perfurados.